Produtos e Serviços Associados à BVS

FI-Admin

FI-Admin é o sistema de Administração de Fontes de Informação da BVS.

 

O FI-Admin tem as funções de descrição bibliográfica e indexação de diferentes tipos de conteúdo como: artigos de revistas, monográficos, teses e dissertações, vídeos, eventos, sites de internet e legislação. Utilizando esse sistema é possível gerir as seguintes fontes de informação:

 

  • LILACS e outras bases bibliográficas regionais, nacionais e temáticas;
  • LIS – Localizador de Informação em Saúde;
  • DirEve – Diretório de Eventos;
  • Recursos multimídia;
  • LEYES – Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe;
  • Recursos Educacionais;
  • Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde.

 

Nota: O FI-Admin substitui alguns sistemas utilizados anteriormente como: LILDBI-Web, LIS, DirEve, LILACS-Express Editor e a base TITLE de Revistas Científicas em Ciências da Saúde.

 

Para mais informações acesse: http://red.teste.bvsalud.org/fi-admin-pt/

 

Interface de busca integrada (IAHx)

Serviço de busca da BVS com interface multi-idioma, que recupera de forma integrada o conteúdo de diferentes fontes de informação. Oferece recursos para o refinamento dos resultados de busca por meio dos filtros (clusters) e busca por navegação no DeCS/MeSH, entre outros recursos.

 

Para mais informações acesse: http://red.teste.bvsalud.org/interfaces-de-pesquisa-da-bvs/

 

Vitrines do Conhecimento

As Vitrines do Conhecimento são um recurso da BVS que busca dar destaque a documentos e recursos informacionais selecionados sobre um tema relevante de saúde. Tem a mesma função de uma vitrine propriamente dita, chamando a atenção para um conjunto selecionado e representativo de conteúdos relacionados a um tema, podendo ou não estar associada a um Portal de instância da Rede BVS.

 

As Vitrines do Conhecimento seguem uma metodologia própria, dando acesso direto à documentos indexados nas fontes de informação da BVS, links para estratégias de busca pré-definidas; fontes de informação externas; sites e páginas fundamentais para o tema em questão, ou ainda, conteúdos atualizados via RSS como blogs, boletins epidemiológicos e notícias. Oferece ainda informação em diferentes formatos como vídeos, infográficos, infometrías ou qualquer outro recurso que possibilite ao pesquisador acesso rápido e confiável a informação relevante.

 

Para mais informações sobre as Vitrines do Conhecimento acesse: http://red.teste.bvsalud.org/vitrines-do-conhecimento/

 

e-BlueInfo

O e-BlueInfo é um aplicativo para dispositivos móveis que facilita o acesso de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) à uma coleção específica de documentos de interesse e relevância para um determinado público-alvo e/ou sistema de saúde. Esta coleção, selecionada em âmbito nacional, é composta de recursos oriundos das fontes de informação da BVS. 

 

Para mais informações sobre o e-BlueInfo acesse: https://e-blueinfo.bvsalud.org/  http://boletin.bireme.org/pt/2019/01/28/e-blueinfo-informacao-na-palma-da-mao/

 

Minha BVS

O MinhaBVS é um serviço voltado aos usuários da BVS. Consiste em um espaço que guarda as informações e preferências do usuário, possibilitando aos mesmos a criação e armazenamento de listas de documentos selecionados, indicação de temas de interesse para receber alertas de novos documentos, histórico de buscas realizadas na BVS, lista de links favoritos e publicações próprias do usuário.

 

O Minha BVS <https://platserv.bvsalud.org/ > é vinculado ao Portal Regional da BVS.

 

Para mais informações consulte: http://boletin.bireme.org/pt/2017/08/30/minhabvs-um-produto-personalizado-de-informacao/ e http://boletin.bireme.org/pt/2018/05/27/avancos-no-uso-e-desenvolvimento-da-minhabvs/

 

Mapas de Evidências

Os Mapas de Evidências apresentam uma visão geral visual de estudos ou revisões existentes em uma área ou subárea, em termos dos tipos de intervenções avaliadas e dos resultados medidos. A evidência é mapeada e aplicada em uma estrutura que destaca graficamente as lacunas onde existem poucos ou nenhum estudo de revisão e onde há uma concentração de estudos.

 

A metodologia para produção de mapa de evidências foi adaptada pela BIREME com base na metodologia da International Initiative for Impact Evaluation  –  3ie <http://www.3ieimpact.org>. Os mapas são desenvolvidos a partir de análises infométricas – por tipo de revisão, por aplicação clínica, por desfechos, entre outros parâmetros. 

 

Os principais propósitos dos Mapas de Evidências são: 

 

  • Dar visibilidade à evidência científica disponível; 
  • Identificar os vazios (gaps) de pesquisas (evidências) e redundâncias (múltiplos estudos de questões semelhantes); 
  • Contribuir para o estabelecimento de prioridades de pesquisa na área; e 
  • Facilitar o uso da evidência disponível por parte dos gestores e dos profissionais de atenção à saúde.

 

Para mais informações acesse: http://red.teste.bvsalud.org/mapasdeevidencias-2/ e https://www.youtube.com/watch?v=IBFBMceKWJQ